free statistics

Muitas vezes em nossas vidas, nós cristãos, temos dúvidas sobre coisas que não estão escritas claramente na bíblia "tal coisa é pecado!" (exemplos: beber socialmente, ir numa balada, namoro, masturbação, etc) e se não sabemos lidar com essas dúvidas corremos sérios riscos de: 1)Pecar! 2)Viver sobre o legalismo*. Ambos são maléficos a nossa vida espiritual (espírito) e consequentemente a emocional (alma) e a física (corpo). Então lembrando de uma pregação de um ex-Pr. da minha igreja, aqui vai o manual do "Fazer ou não fazer, eis a questão".
1 - Primeiro certifique-se se o que vc tem é uma dúvida, ou uma curiosidade. Se for uma dúvida, não faça enquanto não tiver certeza se é ou não pecado, pois as probabilidades são grandes dessas dúvidas estarem sendo geradas por gritos do espírito santo que habita em vc e está tentando te alertar do perigo.

2 - Imagine, "Se Jesus vivesse nos tempos de hoje ele faria isso?". Note a enfase do nos tempos de hoje, afinal naquele tempo não existia carro, por isso dirigir é pecado? não! Não seria nada de mais se Jesus vivesse nos tempos modernos e tivesse um fusquinha veio. PS: Desconsiderar este tópico quando a dúvida for sobre relacionamento, afinal Jesus em época alguma namoraria, casaria, faria sexo, etc!

3 - Isso é pedra de tropeço pro meu irmão? Quanto mais engajado nos ministérios da igreja local, mais visado vc se torna e quando vc visita uma igreja de um amigo(a) e se diz cristão, algumas pessoas também estarão de olho em vc e no seu amigo(a) que lhe levou. Esses são os casos mais clássicos em que se deve ter muita atenção a determinadas atitudes que podem gerar inveja, fofoca, acusações, etc. Mas no dia-a-dia isso também pode ocorrer, então fique atento pra não fazer seu irmão tropeçar.
Porém também há de se destacar que não dá pra agradar a gregos e troianos. Temos sempre de escolher servir a Deus em primeiro lugar, e se aquele tiozinho bigodudo, ou aquela senhora que é praticamente o feed RSS da igreja (piada nerd) falarem ou pensarem mal ai sim nesse caso vc pode dormir com a consiência tranquila. Citarei um ex. que ocorreu-me essa semana: Uma querida amiga me convidou pra visitar a igreja dela e fui. Ao final do culto ela me falou que eu era o 2º amigo que ia com ela na ig, e ela pretendia ainda chamar um outro e disse que tinha medo do que as pessoas podiam pensar, afinal ela também era novata na igreja. Disse a ela que o intúito dela era genuíno de levar esses amigos pra uma igreja pra ouvir a palavra de Deus e que por isso ela não devia se importar com as más linguas.

4 - Você contaria isso pra qualquer pessoa normalmente? Essa tem uma ligação com a pergunta anterior, pois se vc faz algo escondido e não pode contar pra um irmão pois este lhe acusaria, vc não deve não contar, vc não deve é fazer! Pois as vezes achamos que estamos a sós (Deus é onipresente lembra), ou que naquele local ninguém que vc conhece estaria, mas isso pode ser um ledo engano.

5 - O que vc está em dúvida se deve fazer ou não vai te edificar, ou vai edificar o seu próximo? Aquilo que vc vai fazer/falar é construtivo, traz algum benefício, gera algum valor, ensina alguma lição, gera amor, gera a paz, traz conforto, etc, etc, etc... Se não faz nada disso pense direitinho se vc realmente precisa fazer/dizer isso!

Na pregação do Pr. tinha um sexto tópico, mas eu não me recordo agora então finalizo por aqui. Ah e eu não sou dono da verdade por isso não acredite piamente no que escrevo, leia, reflita, medite e tente tirar suas próprias conclusões.


* LEGALISMO: É aquilo que nós seres humanos achamos que devemos fazer pra Deus nos aceitar, nos amar, nos abençoar, etc. Deus nos ama, isso é misericórdia. Deus nos abençoa, isso é graça. A graça e a misericórdia vem dEle, são caracteristicas da personalidade de Deus e não de nós, se não não seria misericórdia e sim gratidão, não seria graça e sim salário!

God bless

0 comentários:

Postar um comentário